Oração Católica: O Significado das Cores na Religião

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O Significado das Cores na Religião

O Significado das Cores na Religião



Verde é a cor padrão. 
O verde é a cor da vegetação, portanto, é a cor da vida. O verde é a cor para a estação após o Epiphany ea estação após Pentecostes. Estas duas estações também são chamadas de 'Tempo Ordinário' porque os domingos não têm nomes, apenas números ordinais.

Significado da cor Roxa

Na antiguidade, corante roxo era muito caro. Lídia em Atos 16:14 era uma mulher de negócios que se ocupava de púrpura, então ela deve ter sido o equivalente do século 1 de um milionário. Uma vez que o púrpura era tão caro, e uma vez que apenas as pessoas ricas poderiam pagar, ele veio a significar riqueza, poder e realeza, muito como o caviar faz hoje. Portanto roxo é a cor para as estações do Advento e Quaresma, que celebram a vinda do Rei. Como cristãos nos preparamos para o nosso Rei através da reflexão e arrependimento, o roxo também se tornou uma cor penitencial.

Significado da cor Branca

Anjos anunciaram o nascimento de Jesus (Lucas 2: 8-15) e Sua Ressurreição (Lucas 24: 1-8). O Novo Testamento usa consistentemente o branco para descrever os anjos eo Senhor ressuscitado. (Ver Mateus 17: 2 e 28: 3, Marcos 9: 3 e 16: 5, João 20:12, Atos 1:10, e ao longo de Apocalipse. Antiga igreja, as pessoas foram dadas túnicas brancas (albs), logo que surgiram das águas do batismo. Portanto, o branco é a cor das estações da Páscoa e do Natal. O branco é a cor dos funerais, uma vez que é a cor da ressurreição, para casamentos, independentemente da estação, e para feriados seculares que são observados na igreja.

Significado da cor Vermelho

O vermelho é a cor do sangue e, portanto, também do martírio. O vermelho é a cor para qualquer serviço que comemora a morte de um mártir. É também uma cor alternativa para a última semana da Quaresma, que é chamado de Semana Santa. Vermelho é a cor para o Domingo de Pentecostes e para as ordenações e instalações, porque é a cor do fogo e, portanto, também do Espírito Santo (ver Atos 2: 3).

Significado da cor Índigo

De acordo com o Manual sobre a Liturgia, livro luterano de adoração (Augsburg, 1979), na página 22, a cor tradicional para o Advento é roxo ", mas a cor preferida no Livro Luterano de Adoração, no entanto, é azul, Que tem um precedente na Igreja sueca e no rito mozárabe. O azul sugere a esperança, um tema primário do Advento. "Eu estou chamando-o azul, mas é realmente um tom de azul chamado índigo. Indigo é a cor do céu logo antes do nascer do sol, portanto, a cor da esperança.

Significado da cor Azul

Na ortodoxia e no catolicismo, o azul representa a Virgem Maria, porque é conhecida como a Rainha do Céu, e porque os céus (o céu) são azuis. Os ícones ortodoxos de Maria geralmente têm um fundo azul. Os padrões e vestuários azuis não são autorizados para uso na Igreja Católica, exceto em algumas áreas isoladas que têm permissão especial para usá-los.

Significado da cor Preto

[Padrão apenas para clérigos] O preto é a cor dos clérigos. (Os casulos são clérigos, não vestimentas.)
Antes do advento das tintas modernas, todas as roupas eram pretas - basta olhar para qualquer fotografia tirada no século XIX. A principal conotação histórica do negro é a formalidade. Porque nós não desgastamos o preto como frequentemente hoje, ele sobreviveu como uma cor formal somente em ocasiões extremamente solenes, como funerais. Para algumas pessoas de hoje, o preto imediatamente conota um funeral. Preto é às vezes, mas raramente, a cor para serviços funerários, Sexta-feira Santa, e dia de todas as almas (2 de novembro).

Significado da cor Rosa

O Rosa (isto é, um tom de rosa) às vezes era usado no terceiro domingo de Advento, para significar alegria.
O uso da cor rosa tem uma origem estranha. Há muito tempo, o papa tinha o costume de dar a alguém uma rosa no quarto domingo da Quaresma. Isso levou o clero católico romano a vestir roupas cor de rosa nesse domingo. O efeito era dar algum alívio à solenidade da Quaresma, por isso este era um costume muito popular. Originalmente, antes de shopping centers, o Advento era um jejum solene em preparação para o Natal, então o costume foi estendido até o terceiro domingo do Advento para animá-lo um pouco também. Em algum lugar ali, a terceira vela da coroa do Advento ficou rosa. Enquanto isso, o Advento já não é solene e o papa já não tem o costume de dar rosas. É meio estranho pensar que um Metodista colocaria uma vela rosa em uma coroa de Advento Luterana porque o papa costumava ter o costume de dar rosas, mas às vezes somos um pouco mais ecumênicos do que imaginamos!

Na Igreja Católica, a rosa é uma cor alternativa para o quarto domingo de Quaresma (domingo Laetare) eo terceiro domingo de Advento (domingo Gaudete).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...