Oração Católica: O Santo Rosário - guia completo

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Santo Rosário - guia completo

Como Rezar o Santo Rosário


Quem pode rezar o Rosário

Para rezar o Santo Rosário deve de decorar seis orações fáceis e depois pode orar um Rosário; Também precisará de conhecer os vinte Mistérios (que explicamosmais abaixo) para meditar sobre estes mesmo mistérios. Não precisa ser católico. Um terço pode dar jeito para não se perder.



A Ordem das Orações do Rosário

O Rosário inicia-se com o Credo dos Apóstolos, seguido por um Pai Nosso e três Ave-Marias (tradicionalmente oferecidas para um aumento da fé, esperança e caridade para os que rezam o Rosário), um Glória ao pai e, se desejar e para ser mais completo a Oração de Fátima. Em seguida vêm os cinco mistérios, cada um constituído por um Pai Nosso, dez Ave-Marias, uma Glória e se quiser, as Orações de Fátima. Finalize com a Rainha Sagrada. Por favor, diga algumas orações extras depois da Santa Rainha para o Papa.

Contas do rosário ou terço

Se você não tem um Rosário, é perfeitamente normal contar com os dedos. No entanto um Rosário ou um Terço pode ajudá-lo a concentrar-se mais e libertar a sua mente.

Orações para rezar o Rosário

O Credo do Apostolico
Eu creio em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra;
Em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, sofrido sob Pôncio Pilatos, foi crucificado;
Morreu, e foi enterrado. Ele desceu ao Inferno;
Ao terceiro dia ressurgiu dos mortos;
Subiu ao Céu, e assentou-se à direita de Deus, o Pai Todo-Poderoso;
Daí virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, no perdão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna.
Amen

NOTA: se quiser, pode substituir este Credo pelo Credo Niceno (clicar).

Pai Nosso
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino; Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amen

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça. O Senhor é convosco. Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, Amém.

Glória
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e sempre será, mundo sem fim. Amen

Oração de Fátima (Opcional)
Ó meu Jesus, perdoa-nos os nossos pecados. Salve-nos dos fogos do inferno. Conduza todas as almas ao céu, especialmente aquelas que mais necessitam de tua misericórdia.

Salve Santa Rainha
Salve, Santa Rainha, Mãe de misericórdia, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança. A ti choramos, pobres filhos desterrados de Eva; a ti enviamos nossos suspiros, chorando e chorando neste vale de lágrimas. Volta-te então, graciosa Advogada, os teus olhos de misericórdia para conosco, e depois deste nosso exílio, mostra-nos o bendito fruto do teu ventre, Jesus. Ó clemente, ó carinhosa, ó doce Virgem Maria!
Ore por nós, ó Santa Mãe de Deus,
Que possamos ser dignos das promessas de Cristo.
(Opcional)
Vamos orar.
Ó Deus, cujo Filho unigênito por sua vida, morte e ressurreição, comprou para nós as recompensas da vida eterna; Concede-te que, meditando sobre estes mistérios do Santíssimo Rosário da Santíssima Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e obtemos o que prometem pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.
Amen

Oração pelo Santo Padre (pela devoção privada)
 Sobre esta Rocha Ele edificará Sua Igreja ...
...e os maxilares da morte não prevalecerão contra ela.
Ó Mãe do Redentor ...
...Vivendo o Tabernáculo da Eucaristia, e a Luminosa Rosa do Céu, com humilde confiança, pedimos-lhe que conceda ao Santo Padre todas as graças e bênçãos que lhe são reservadas pela Santíssima Trindade desde a eternidade. Amen

Ajude seus amigos ...
... converter seus inimigos.

São José ...
... orem por nós. Amen

Os Vinte Mistérios

Aqui está uma breve lista e descrição de todos os vinte Mistérios.

Os mistérios alegres
A Anunciação: O Arcanjo Gabriel "anuncia" a Maria que conceberá o Filho de Deus.
A Visitação: Maria visita sua prima Elizabeth, que está grávida de João Batista.
A Natividade: Jesus nasceu.
A Apresentação: Maria e José "apresentam" Jesus no Templo onde se encontram com Simeão.
O Encontro no Templo: Depois de perdê-lo, Maria e José encontram Jesus ensinando os rabinos no Templo.

Os Mistérios Luminosos
O Batismo no Jordão: A voz do Pai declara Jesus o Filho amado.
O Casamento de Cana: Cristo transforma a água em vinho, seu primeiro milagre público.
A Proclamação do Reino: Jesus chama à conversão (Mc 1,15) e perdoa os pecados de todos os que se aproximam dele.
A Transfiguração: A glória da Divindade brilha do rosto de Cristo.
A instituição da Eucaristia: Jesus oferece a primeira missa na última ceia com seus apóstolos, estabelecendo o fundamento sacramental para toda a vida cristã.

Os Mistérios Dolorosos
A Agonia no Jardim: Jesus suga água e sangue enquanto rezava a noite antes de sua paixão.
A flagelação na coluna: Pilatos tem Jesus chicoteado.
Coroando com Espinhos: soldados romanos coroam a cabeça de Jesus com espinhos.
O transporte da cruz: Jesus encontra sua mãe e cai três vezes no caminho até o Calvário.
A Crucificação: Jesus é pregado na cruz e morre antes de Sua mãe e Seu apóstolo João.

Os Mistérios Gloriosos
A Ressurreição: Jesus ressuscita dentre os mortos.
A Ascensão: Jesus deixa os Apóstolos e corporalmente "ascende" ao céu.
A Descida do Espírito Santo: Os Apóstolos recebem o Espírito Santo em línguas de fogo no quarto superior com Maria.
A Assunção: Maria é levada corporalmente - assumida - para o céu por Deus no final de sua vida aqui na terra.
A coroação: Maria é coroada Rainha do Céu e da Terra.

Quais os Mistérios para determinados dias da semana

Tradicionalmente, muitas pessoas dizem os mistérios alegres na segunda-feira, os mistérios dolorosos na terça-feira, os mistérios gloriosos na quarta-feira, e começar novamente com os mistérios alegres na quinta-feira, os mistérios dolorosos na sexta-feira. Os Mistérios Gloriosos são rezados no sábado e domingo. Agora que os Mistérios Luminosos foram adicionados recentemente, o cronograma é:

Segunda-feira - Alegre
Terça-feira - Dolorosa
Quarta-feira - Glorioso
Quinta-feira - Luminoso
Sexta-feira - Dolorosa
Sábado - Alegre
Domingo - Glorioso

Tente colocar-se "na" cena do mistério particular ao orar, imaginando as vistas, cheiros, sons e emoções que Jesus, Maria, José e outros participantes experimentaram durante os eventos reais.

Também é bom meditar sobre o significado das palavras das orações enquanto você as ora, ou mesmo para meditar sobre a pessoa para quem você está oferecendo o Rosário.

Intenções de Oferta do Rosário

Praticamente todos os que rezam o Rosário "oferecem" o Rosário a Deus e a Nossa Senhora para uma intenção. Algumas pessoas oferecem intenções específicas antes de cada dezena. Você pode pedir a Deus para lhe conceder um favor, curar uma pessoa doente ou converter um pecador. Algumas pessoas oferecem a mesma intenção todos os dias - às vezes por anos a fio - especialmente ao pedir ao Pai a conversão de uma determinada pessoa. As intenções são tão variadas quanto as pessoas que oram.

Peça presentes grandes e pequenos. Seja ousado! Nesse sentido, o Rosário é uma troca de dons entre amigos.

É amplamente conhecido que Nossa Senhora responde intenções aparentemente impossíveis para aqueles que estão começando a rezar o Rosário. Esta é a sua maneira de atraí-la para mais perto dela e de Jesus. Se você está orando seu primeiro Rosário, ou retornando ao Rosário depois de anos de não falar com Nossa Senhora, peça algo grande, espetacular, "impossível". Ela muitas vezes vai surpreendê-lo.

A Indulgência Plenária

A Igreja Católica, exercendo a sua autoridade de "amarrar e soltar no céu e na terra", e em perfeito acordo com a Misericórdia de Deus, estabeleceu as seguintes condições para a concessão de indulgência plenária para aqueles que rezam o Rosário:

Estejam em estado de graça - isto é, sua alma está livre do pecado mortal.
Estar livres do apego ao - isto é, não do hábito do pecado - venial.
Vá confessar vários dias antes ou depois de rezar o Rosário.
Receba a Santa Comunhão no dia em que rezar o Rosário.
Diga uma oração pelo Papa.
Ao cumprir estas condições simples (mas muitas vezes difíceis), você merece a graça de libertar uma alma do Purgatório. Enquanto somos livres para pedir a Deus que aplique esta graça a uma alma em particular, Deus pode fazer o que bem entender, de acordo com Sua Vontade e Misericórdia. Você também pode pedir a Deus que aplique esta graça especial à sua própria alma. Uma indulgência plenária aliviará a punição temporal devido ao pecado (não absolverá o pecado ou fará com que o pecado seja perdoado).

O Rosário Completo

Um "Rosário completo" consiste em dizer todas as vinte dezenas, isto é, os quatro conjuntos de cinco Mistérios. Um "Rosário" consiste em rezar cinco dezenas de um conjunto de Mistérios. Muitas pessoas rezam um Rosário completo todos os dias; Quer orando quatro Rosários separados pela manhã, meio-dia, tarde e noite; Ou todos os vinte Mistérios ao mesmo tempo (não é necessário repetir o preâmbulo - o Credo dos Apóstolos, etc - entre os quatro conjuntos de Mistérios, se alguém estiver orando um Rosário completo. Gloriosos mistérios).

O Rosário da Família
O Rosário da Família costuma ser orado em voz alta após o jantar ou antes de ir para a cama. Os membros da família podem se revezar "liderando" as décadas com uma pessoa orando o início das orações e todos os outros orando os fins. Algumas famílias anunciam intenções antes de começar o Rosário; Outros se revezam anunciando intenções especiais antes de começarem o Rosário; Outros se revezam anunciando intenções especiais antes do início de cada década. Muitas famílias acrescentam orações favoritas no final do Rosário, ou pedem aos santos e anjos favoritos que orem por eles.

As Novenas do Rosário

Toda vez que você orar qualquer conjunto de orações nove vezes consecutivas, é uma novena (novena é latino para nove). Há muitas novenas católicas tradicionais, e várias envolvem o Rosário. O mais comum é dizer nove sábados em linha reta ou por nove horas consecutivas em um dia.

A Novena Mais Poderosa
Talvez a novena mais poderosa seja a Novena do Rosário de 54 dias, que é uma série de seis novenas consecutivas de nove dias. As três primeiras novenas são oferecidas para a intenção, enquanto as três últimas são oferecidas em agradecimento a Deus em antecipação de conceder o favor.

Maria e muitos de seus benfeitores rezam cinco novenas de 54 dias todos os anos. Você não tem que orar sozinho - junte-se a nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...